Criação da AMA – Aliança Municipal de Associações

Encontro reune dezenas de lideranças comunitárias e o prefeito eleito, Brandão, em Brumadinho e cria AMA – Aliança Municipal de Associações que representará mais de 14 mil pessoas. 17 Associações já fazem parte da AMA.

Por Marcos Amorim

Cerca de 70 pessoas participaram no último domingo dia 11 de novembro, do encontro que oficializou a criação da AMA – Aliança Municipal de Associações de Brumadinho. O evento histórico no município aconteceu na casa da presidente da ONG Abrace a Serra da Moeda, Beatriz Vignolo, em Palhano e contou com a presença do prefeito eleito Antônio Brandão e do vice-prefeito Breno Carone. Também estiveram presente no evento o vereador em exercício Itamar Franco e o vereador eleito Denílson Fontoura. A AMA nasce na região dos Distritos de Piedade do Paraopeba e Aranha e já conta com a participação de 17 Associações e abrange uma população de mais de 7 mil moradores e pelo menos outros 7 mil sitiantes e condôminos, totalizando 14 mil pessoas. Com a adesão de outras Associações do interior do município de Brumadinho, o número de abrangência pode chegar a 20 mil pessoas.

Os representantes das Associações Comunitárias presentes no evento elegeram por unanimidade como coordenador da AMA, o Dr. Júlio Cesar Baêta Neves, que também é o presidente da APROBAC – Associação dos Proprietários do Bairro Águas Claras. Ele irá coordenar os trabalhos da AMA por durante um ano realizando as convocações e presidirá as reuniões.

Entre as discussões já apresentadas no evento estão às questões de segurança pública, transportes, cobertura de telefonia celular e a preocupação com a escolha de nomes técnicos na formação do novo governo nas áreas de Turismo e Meio Ambiente. Também foi apresentado pelo presidente da Associação Comunitária dos Moradores de Marques, Marcos Amorim, o projeto “Fonte Viva” de preservação e recuperação de nascentes, que está sendo elaborado na comunidade, em parceria com o Centro Universitário Newton Paiva e também a proposta de criação da Creche Comunitária e do Centro Cultural em Marques, que irão atender a todas as comunidades da região.

O prefeito eleito Antônio Brandão garantiu seu apoio a AMA e ressaltou a importância da entidade para a população e sua participação no processo democrático do município e no governo. O coordenador eleito Dr. Júlio Baeta, explica que a AMA terá um papel importante, ampliando as forças das comunidades junto aos órgãos públicos, principalmente, e promover um intercambio constante entre as Associações.

A AMA terá reuniões mensais, onde as Associações apresentarão os problemas comunitários e projetos para a região. Depois das discussões, serão designadas as pessoas para coordenar cada ato. A Aliança Municipal de Associações se rege pelos princípios da liberdade de pensamento e expressão, de solidariedade e honestidade e tem entre seus vários objetivos: Defender continuamente os direitos e interesses das Associações e suas comunidades; Lutar em defesa do Meio Ambiente com o objetivo de proporcionar qualidade de vida; Promover intercâmbio cultural, esportivo, social e outros, entre as Associações e Ser interlocutora dos interesses das Associações e suas comunidades com os Poderes Públicos. O evento terminou com uma grande confraternização entre os presidentes, diretores, o prefeito eleito Antônio Brandão, vice Breno Carone e convidados, com um almoço especial e muita música ao vivo.